Empreendedorismo feminino em debate em Vitória

17/10/2016

Por Tiago Costa

Ala Feminina, promovido pelo Cindes Jovem, vai tratar dos desafios de empreendedoras capixabas

A participação das mulheres no mercado de trabalho tem crescido a cada ano em todo o país. Prova disso é o resultado de uma pesquisa feita ano passado pela Serasa Experian, que mostrou que o Brasil possui mais de 5 milhões de mulheres empreendedoras, o que representa 8% da população feminina do país. Isso significa que 43% dos donos de negócios são do sexo feminino, e 57% são homens. O estudo aponta, também, que do total das empresas ativas no Brasil, 30% tem mulheres como sócias.

Para debater esse cenário, o Cindes Jovem vai promover na próxima quarta-feira, às 18h30, na Findes, o Ala Feminina. O evento vai contar com a participação de três mulheres empreendedoras capixabas, que vão contar seus desafios e suerações no mundo empreendedor. Também haverá uma exposição de alguns produtos e serviços criados por mulheres, mostrando a diversificação e o potencial do trabalho feminino no Espírito Santo.

Segundo a coordenadora do evento, Juliana Bossanel, o objetivo é mostrar que há um mercado em expansão para as mulheres, tanto como empreendedor quanto consumidor. “O Ala Feminina quer incentivar que outras mulheres empreendedoras também apostem no seu negócio”.

As inscrições para o Ala Feminina são gratuitas e estão abertas. Basta acessar: bit.ly/alafeminina.

 

Destaque para micro e pequenas empresas

Do total de empreendedoras do Brasil, 73% são sócias de micro ou pequenas empresas. O percentual sobe para 98,5% quando contabilizamos, também, as empresas do tipo Micro Empreendedor Individual (MEI). Mais de 1,3 milhão de mulheres brasileiras são sócias de MEI. Por outro lado, apenas 0,2% das mulheres empreendedoras do Brasil são sócias de grandes empresas.

Porte das empresas que têm mulheres como sócias no Brasil:

Porte Percentual
Pequeno 37,1%
Micro 35,8%
MEI 25,2%
Médio 1,7%
Grande 0,2%
Total 100,0%

 


Região

A maior concentração de sócias brasileiras encontra-se na região Sudeste, com 52,06% do total. Em segundo lugar aparece a região Sul, com 19%. As nordestinas sócias de empresas são 16,53%. Veja, abaixo, os percentuais relativos a todas as regiões do país:

grafico

 

Mais informações:

Camila Uliana – Diretora de Comunicação Cindes Jovem
(27) 99949-3537

Juliana Bossanel – Coordenadora do Evento
(27) 99987-3474

Compartilhe

seja um associado, participe do cindes jovem. Confirme sua presença!

Reunião Ordinária: toda 2ª TERÇA-FEIRA do mês, às 18h30, 6º Andar, Sala 1.

Av. Nossa Senhora da Penha, 2053, Ed. Findes, Santa Lúcia, Vitória, ES, Brasil. CEP: 29045-403.

+55 27 3334-5647
cindesjovem@findes.org.br

© Cindes Jovem. Todos os direitos reservados. Site desenvolvido por Popify.com.br

Este projeto é mantido por:    CINDES